segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SUA EMPRESA Dá A EMBALAGEM A MESMA IMPORTâNCIA QUE O SEU CONSUMIDOR?

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Por Fábio Mestriner

Pesquisas recentes desenvolvidas pelo Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE, conduzidas pela Research International, demonstram que a embalagem é muito mais importante para o consumidor do que imaginávamos. Ficou muito claro para nós que o consumidor não separa a embalagem de seu conteúdo. Para ele, os dois componentes compõem uma única entidade indivisível, chegando ao ponto da embalagem ser percebida pelo consumidor como sendo “o próprio produto”.
Segundo essa pesquisa é a embalagem que atribui vida à relação do consumidor com o produto, sendo cada vez mais relevante na avaliação e na decisão de compra.
Precisamos compreender o produto como uma entidade complexa composta não apenas dos ingredientes e seus benefícios objetivos, mas também de seus atributos subjetivos e dos aspectos emocionais que envolvem a relação do consumidor com os produtos que elege para fazer parte de seu modo de vida.
Quando um consumidor adquire um produto, ele está na verdade adquirindo um pacote de coisas contidas ou evocadas por ele e que constituem seu valor. A embalagem é assim tão importante para ele porque é ela que consolida e faz a entrega deste “pacote” de atributos que compõe o produto.
Sabendo disso, nos chama cada vez mais a atenção o fato de muitas empresas ainda não terem despertado para a crescente importância que a embalagem vem adquirindo como ferramenta de marketing e como fator decisivo para o sucesso dos produtos de consumo.
Estas empresas estão deixando passar, talvez, a maior oportunidade que seu produto tem de ser percebido pelo consumidor como algo importante, que merece ser considerado como opção de compra competitiva.
Isso acontece porque cerca de 90% dos produtos oferecidos em um supermercado não têm qualquer apoio de propaganda; eles dependem exclusivamente da embalagem para transmitir seu apelo de venda.
Além de proteger e transportar os produtos, a embalagem também comunica, vende e constrói a imagem do fabricante. Através dela o consumidor percebe o estágio de desenvolvimento e o cuidado que o fabricante dedica ao seu produto.
Ter embalagens bem cuidadas, com bom design e qualidade estrutural é a melhor forma de uma empresa dizer aos seus consumidores que cuida bem de seus produtos, respeita e valoriza a sua escolha.
Por isso, chamamos a atenção das empresas para este item fundamental num mercado cada vez mais competitivo. Olhem bem para suas embalagens, analisem-nas, comparem-nas com as de seus concorrentes. Verifique se estão dando a elas a atenção e o cuidado condizente com a importância que elas têm para suas vendas e para a imagem de sua marca.
A indústria de embalagem instalada no país e o design de embalagem aqui produzido já alcançou o nível internacional. Estes são setores onde o Brasil não está atrasado. Estamos em condições de oferecer ao mercado embalagens com o mesmo padrão oferecido nos países mais desenvolvidos. Por isso, não há mais razão para nossas empresas terem embalagens inferiores ou de baixa qualidade e performance.
A ABRE tem um serviço gratuito de orientação às empresas que indica onde encontrar o tipo de embalagem que a empresa precisa e também um portal de design com mais de quarenta agências associadas à entidade que podem ser facilmente consultadas. O custo do design no país é muito baixo e qualquer empresa pode contratar este serviço e promover melhorias significativas na apresentação de seus produtos.
Não podemos mais deixar passar desapercebidas oportunidades como as que temos de usar melhor todo o potencial de nossas embalagens. É preciso estar consciente de que a boa embalagem será cada vez mais um fator decisivo no novo cenário competitivo e um item dos mais relevantes no processo de escolha dos consumidores.
As empresas brasileiras ou as que estão instaladas aqui têm muito a ganhar com a melhoria de suas embalagens e esta é justamente a missão da ABRE: promover o desenvolvimento da embalagem no Brasil e ajudar as indústrias a utilizarem me

Fonte: Matéria Primma

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